No dia 08/12 a Editora Peirópolis lança na Casa Tombada (Rua Min. Godói, 109 - Perdizes, São Paulo – SP) às 10h em São Paulo, o livro “Lá no meu quintal - O brincar de meninas e meninos de Norte a Sul” das jornalistas Gabriela Romeu e Marlene Peret.
As autoras, farão uma de sessão de autógrafos da obra, que aborda o universo das brincadeiras de crianças de cinco regiões brasileiras. O lançamento contará com atividades gratuitas durante todo o dia, como exposição, oficina de peteca de pano, roda de brincadeiras, apresentação de peça infantil, e uma incursão ao Parque da Água Branca para um exercício de observar e desenhar um dos quintais da cidade.
O livro traz a brincadeira como uma espécie de língua-mãe da infância. Em parceria com o fotógrafo Samuel Macedo as autoras percorreram e conheceram nos últimos anos o país, conectando-se com as crianças das beiradas de rios, dos grandes centros urbanos, de comunidades quilombolas e povos indígenas – algumas regiões próximas, e outras bem distantes.
"Lá no meu quintal" traz o cotidiano das crianças em seus quintais e os muitos jeitos de experienciar a infância desde uma cidade grande ou pequena, comunidade ribeirinha ou quilombola. A brincadeira é o que une todas as infâncias, de norte a sul.
“Compartilhamos no livro brincadeiras que encontramos, aprendemos e exercitamos nas cinco regiões brasileiras, mas vale ressaltar que os brincares não estão circunscritos a um só território, a uma só região, circulam livremente e vão mudando, de lugar para lugar, de geração para geração. Para a infância, brincar, um gesto espontâneo, é tão essencial quanto respirar”- Gabriela Romeu.
Durante as viagens, as autoras foram descobrindo que restos de coisas e elementos da natureza eram a essência (e a potência) do brincar.
“Em cada um dos quintais conhecemos as matérias-primas que crianças usam para criar e construir com o que têm no entorno seu próprio mundo – e seus brincares. E, no livro, nós também convidamos o leitor a elaborar quais são as vivências do seu próprio quintal. Além de compartilhar repertórios de brinquedos e brincadeiras, o livro é um convite para que todos, crianças e adultos, se conectem com seus brincares e seus quintais, tanto geográficos quanto simbólicos”
Programação – 08/12/19
Exposição Lá no meu quintal...
Com fotos, vídeos e objetos, a pequena mostra é um convite para adentrar o universo dos quintais, espaços do exercício de ser criança.
Horário: das 10h às 18h
Mapa do quintal
Com o artista Kammal João, será feita uma incursão ao Parque da Água Branca para um exercício de observar e desenhar um dos quintais da cidade.
Horário: das 10h às 13h
*Todas as atividades são para todas as idades, mas este encontro será melhor aproveitado por quem tem idade a partir de 16 anos (e um quintal guardado na memória). É preciso se inscrever; máximo de 15 participantes.
Oficina de peteca de pano
Que tal chegar pertinho para brincar de fazer petecas de pano, esse brinquedo que voa e nos faz voar?
Horário: das 11h às 12h
Sessão de autógrafos e comidinhas no quintal
Horário: das 13h às 14h
Conversa no quintal
A educadora e antropóloga Adriana Friedmann e os autores do Lá no meu quintal conversam sobre os brincares e as infâncias.
Horário: das 14h às 15h
Fragmentos do quintal
Apresentação de peça da Cia Circo de Bonecos, que aborda com delicadeza a matéria-prima do brincar e a transformação dos quintais na cidade.
Horário: às 15h
Sessão de autógrafos e café no quintal
Horário: das 16h às 17h
Roda de brincadeiras cantadas
O grupo BrincáDoquê? abre a roda pra fechar o encontro de quintal com o chamado de acordar no corpo muitos brinquedos cantados (e dançados!).
Horário: às 17h
Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br
Para adquirir o livro clique aqui