[ editar artigo]

Polo Cultural | Conheça o Arena da Palavra e saiba como participar

Polo Cultural | Conheça o Arena da Palavra e saiba como participar

 

 

Com atividades voltadas à Literatura produzida por escritores e poetas essencialmente do universo independente, a edição 2021 do projeto ARENA DA PALAVRA

acontecerá durante o mês de abril e no formato online. Realização da Polo Cultural (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP), a programação lança:

  • o talk show semanal inédito Mel Lisboa Entrevista, a partir de 24 de abril;
  • o jogo entre Slams, a partir de 5 de abril;
  • o concurso nacional de poesia Tâmaras, em sua 2ª edição, dia 24 de abril, e
  • a loja virtual da Polo Cultural para vender produtos de artistas independentes.

 

SLAM

Batalhas de poesia já eram febre no mundo todo quando a jovem poeta e ativista negra Amanda Gorman leu o seu “The Hill we climb” tomada de posse de Joe Biden, em novembro de 2020. Agora, então, pegou fogo e está todo mundo de olho nos novos poetas brasileiros. Para esquentar mais ainda este cenário, o Polo Cultural bolou um jogo, uma batalha entre slams, onde os poetas são representantes de coletivos e batalham em uma final emocionante para um júri formado por artistas, editores e outros influenciadores.

As competições estão programadas para acontecer ao vivo, sempre às 20 horas, com cinco coletivos de poetas: Slam do Bronx (dia 5 de abril), Slam do 13 (dia 8 de abril), Slam da Norte (dia 10 de abril), Slam das Minas (dia 12 de abril) e Slam da Guilhermina (dia 15 de abril). Na apresentação de cada uma está a atriz e poeta Jô Freitas (que comandou o Encontro Estéticas das Periferias em 2020). A final acontece dia 17 de abril, sábado, às 14 horas. As transmissão acontecerão online pelo canal do Youtube da Polo Cultural. No final os poetas premiados e os Slams receberão prêmios em dinheiro. O objetivo é levar a linguagem do slam para a Internet. “Criar o clima mais próximo possível de uma batalha ao vivo”, acredita Marcelo, apostando no fato do evento ser controlado de uma plataforma desenvolvida com o objetivo de trazer a emoção da batalha ao vivo para o ambiente on-line.

CONCURSO DE POESIA TÂMARAS

Fechando o projeto Arena da Palavra, a Polo Cultural lança a segunda edição do concurso nacional de poesia Tâmaras, a partir de 24 de abril, quando serão abertas as inscrições para pessoas de todo o Brasil até dia 30 de maio. Será realizado de forma virtual e dividido em duas categorias, aberto a todas as idades, com premiação em dinheiro para três primeiros lugares de cada uma das categorias. O tema de 2021 será Na Rua. O concurso acontece em parceria com a ferramenta de autopublicação Kindle Direct Publishing, o KDP, braço da Amazon, através do qual é possível lançar de forma independente o livro na plataforma Kindle. Trata-se de uma alternativa para os escritores independentes, uma vez que torna o processo mais simples, acessível e direto.

Bem-sucedida, a edição do ano passado reuniu poetas de 110 cidades e 22 Estados do país. Os concorrentes podem fazer inscrição no site da KDP. Haverá seleção dos vídeos com a declamação das poesias inscritas. Os vídeos serão postados na internet para o voto do público. Cinco coletivos de poetas do Brasil farão a primeira triagem/seleção. É obrigatório o envio de um vídeo com a gravação da obra composta, que deverá ser inédita e ter no máximo três minutos de duração, apenas de fala. No final, a Amazon vai editar o livro do ganhador para ser lançado em Kindle.

I Abertura de inscrições dia 24 de abril.

Regulamento e formulário de inscrições no site https://polocultural.com.br/tamaras/. Mande seu poema pra nós!

 

Sobre o Polo Cultural

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Polo Cultural Educação e Arte nasceu em 1998 da iniciativa de um grupo de artistas independentes com a proposta de impulsionar , criar oportunidades e dar visibilidade a seus trabalhos. Hoje segue com foco na produção destes agentes de cultura que se encontram fora do circuito comercial e desenvolve os seguintes projetos: Arte é Inovação, concurso de poesia Tâmaras e o projeto de literatura Arena da Palavra. Tem sede em São Paulo.

 

Sobre os coletivos de Slam

 

Slam do Bronx

Apresentação dia 05/04 às 20h - YT do Polo Cultural

 

Slam do Bronx surgiu em Janeiro de 2019 com o intuito de trazer mais um Slam pra zona sul de SP. É um campeonato de poesias autorais que normalmente acontece na Estação do Brooklin - linha 5 lilás, todo último sábado do mês. Agora durante a pandemia o Slam tenta manter suas atividades pelas redes sociais da melhor forma possível. Organizado por Tawane Theodoro, Aline Anaya, Fernaun da Selva e Kaya Matheus. Slammers: Illyana Raquel, Jessica Campos, Matriarcak, Lorenart, Mc Zóio, Marcio Ricardo Rafa Ribeiro. Obs: Eles não possuem foto do grupo todo.

__________________________________________________

Slam do 13

Apresentação dia 08/04 às 20h - YT do Polo Cultural

 

O Slam do 13 é uma batalha de poesia falada que existe há quase oito anos, sendo realizada mensalmente na plataforma do Terminal Santo Amaro – Metrô Largo Treze (linha lilás). Nós somos o primeiro Slam realizado dentro de um terminal urbano e um dos cinco primeiros a nascer no país, pioneiros na zona sul de São Paulo. Atualmente, com a impossibilidade de realizar eventos presenciais, promovemos todas nossas atividades online. Compõem a organização do coletivo: Caio Feitoza, Eduardo Dias, João Victor Cayres, Laura Nóbrega, Maitê Costa e Thiago Peixoto.

__________________________________________________

 

Slam da Norte

Apresentação dia 10/04 às 20h - YT do Polo Cultura


O Slam da Norte é uma batalha de poesia falada que existe há quatro anos, sendo realizada mensalmente na Praça da Matriz – Freguesia do Ó. com o intuito de trazer para a zona norte esse movimento slammer que já existia em outras regiões, o Slam da Norte foi e continua sendo o único slam a fomentar a cena da literatura marginal nas periferias da zona norte de São Paulo. Compõem a organização do coletivo: Ingrid Martins, Viic Oliveira e Yarin.

 

Slammers: Caru, Dariel costa, Abla poeta, Igor Chico , Marcela trava, Gabi Nyarai,
Bianca chioma.

 

__________________________________________________

 

Slam das Minas

Apresentação dia 12/04 às 20h -

A Slam das Minas SP é a primeira batalha poética de São Paulo com recorte de gênero, nascida em 2016 a coletiva atua com literatura em diversas linguagens, explorando as construções possíveis através das palavras.

 

Luz Ribeiro, PamAraujo, Mel Duarte e Carol Peixoto as batalhas acontecem mensalmente de forma itinerante.

__________________________________________________

 

Slam da Guilhermina

Apresentação dia 15/04 às 20h - YT do Polo Cultural

 

Formado em fevereiro de 2012, o coletivo Slam da Guilhermina realiza edições de slam de poesia regularmente, toda última sexta-feira do mês na praça anexa da estação Guilhermina-Esperança do Metrô e também circula por outros espaços, bairros, cidades e até países. O evento tornou-se uma referência para cidade, pois é o segundo Poetry Slam do Brasil e o primeiro do mundo a ser realizado na rua, é um dos eventos com maior número de público. O Slam da Guilhermina fundou em 2015 o Slam Interescolar de São Paulo evento que reúne centenas de escolas de escolas da capital, interior e baixada santista, incentivando o protagonismo entre jovens do Fundamental II e Ensino. Médio. Durante a pandemia continuou suas atividades (slam, ciclo formativo, interescolar, sorteios entre outros) de modo virtual todos os meses.

 

 

 

 

 

 

Comunidade Pitch Literário
Fernanda Teixeira
Fernanda Teixeira Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você