Com atividades voltadas à Literatura produzida por escritores e poetas essencialmente do universo independente, a edição 2021 do projeto ARENA DA PALAVRA
acontecerá durante o mês de abril e no formato online. Realização da Polo Cultural (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP), a programação lança:
- o talk show semanal inédito Mel Lisboa Entrevista, a partir de 24 de abril;
- o jogo entre Slams, a partir de 5 de abril;
- o concurso nacional de poesia Tâmaras, em sua 2ª edição, dia 24 de abril, e
- a loja virtual da Polo Cultural para vender produtos de artistas independentes.
SLAM
Batalhas de poesia já eram febre no mundo todo quando a jovem poeta e ativista negra Amanda Gorman leu o seu “The Hill we climb” tomada de posse de Joe Biden, em novembro de 2020. Agora, então, pegou fogo e está todo mundo de olho nos novos poetas brasileiros. Para esquentar mais ainda este cenário, o Polo Cultural bolou um jogo, uma batalha entre slams, onde os poetas são representantes de coletivos e batalham em uma final emocionante para um júri formado por artistas, editores e outros influenciadores.
As competições estão programadas para acontecer ao vivo, sempre às 20 horas, com cinco coletivos de poetas: Slam do Bronx (dia 5 de abril), Slam do 13 (dia 8 de abril), Slam da Norte (dia 10 de abril), Slam das Minas (dia 12 de abril) e Slam da Guilhermina (dia 15 de abril). Na apresentação de cada uma está a atriz e poeta Jô Freitas (que comandou o Encontro Estéticas das Periferias em 2020). A final acontece dia 17 de abril, sábado, às 14 horas. As transmissão acontecerão online pelo canal do Youtube da Polo Cultural. No final os poetas premiados e os Slams receberão prêmios em dinheiro. O objetivo é levar a linguagem do slam para a Internet. “Criar o clima mais próximo possível de uma batalha ao vivo”, acredita Marcelo, apostando no fato do evento ser controlado de uma plataforma desenvolvida com o objetivo de trazer a emoção da batalha ao vivo para o ambiente on-line.
CONCURSO DE POESIA TÂMARAS
Fechando o projeto Arena da Palavra, a Polo Cultural lança a segunda edição do concurso nacional de poesia Tâmaras, a partir de 24 de abril, quando serão abertas as inscrições para pessoas de todo o Brasil até dia 30 de maio. Será realizado de forma virtual e dividido em duas categorias, aberto a todas as idades, com premiação em dinheiro para três primeiros lugares de cada uma das categorias. O tema de 2021 será Na Rua. O concurso acontece em parceria com a ferramenta de autopublicação Kindle Direct Publishing, o KDP, braço da Amazon, através do qual é possível lançar de forma independente o livro na plataforma Kindle. Trata-se de uma alternativa para os escritores independentes, uma vez que torna o processo mais simples, acessível e direto.
Bem-sucedida, a edição do ano passado reuniu poetas de 110 cidades e 22 Estados do país. Os concorrentes podem fazer inscrição no site da KDP. Haverá seleção dos vídeos com a declamação das poesias inscritas. Os vídeos serão postados na internet para o voto do público. Cinco coletivos de poetas do Brasil farão a primeira triagem/seleção. É obrigatório o envio de um vídeo com a gravação da obra composta, que deverá ser inédita e ter no máximo três minutos de duração, apenas de fala. No final, a Amazon vai editar o livro do ganhador para ser lançado em Kindle.
I Abertura de inscrições dia 24 de abril.
Regulamento e formulário de inscrições no site https://polocultural.com.br/tamaras/. Mande seu poema pra nós!
Sobre o Polo Cultural
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Polo Cultural Educação e Arte nasceu em 1998 da iniciativa de um grupo de artistas independentes com a proposta de impulsionar , criar oportunidades e dar visibilidade a seus trabalhos. Hoje segue com foco na produção destes agentes de cultura que se encontram fora do circuito comercial e desenvolve os seguintes projetos: Arte é Inovação, concurso de poesia Tâmaras e o projeto de literatura Arena da Palavra. Tem sede em São Paulo.
Sobre os coletivos de Slam
Slam do Bronx
Apresentação dia 05/04 às 20h - YT do Polo Cultural
Slam do Bronx surgiu em Janeiro de 2019 com o intuito de trazer mais um Slam pra zona sul de SP. É um campeonato de poesias autorais que normalmente acontece na Estação do Brooklin - linha 5 lilás, todo último sábado do mês. Agora durante a pandemia o Slam tenta manter suas atividades pelas redes sociais da melhor forma possível. Organizado por Tawane Theodoro, Aline Anaya, Fernaun da Selva e Kaya Matheus. Slammers: Illyana Raquel, Jessica Campos, Matriarcak, Lorenart, Mc Zóio, Marcio Ricardo Rafa Ribeiro. Obs: Eles não possuem foto do grupo todo.
__________________________________________________
Slam do 13
Apresentação dia 08/04 às 20h - YT do Polo Cultural
O Slam do 13 é uma batalha de poesia falada que existe há quase oito anos, sendo realizada mensalmente na plataforma do Terminal Santo Amaro – Metrô Largo Treze (linha lilás). Nós somos o primeiro Slam realizado dentro de um terminal urbano e um dos cinco primeiros a nascer no país, pioneiros na zona sul de São Paulo. Atualmente, com a impossibilidade de realizar eventos presenciais, promovemos todas nossas atividades online. Compõem a organização do coletivo: Caio Feitoza, Eduardo Dias, João Victor Cayres, Laura Nóbrega, Maitê Costa e Thiago Peixoto.
__________________________________________________
Slam da Norte
Apresentação dia 10/04 às 20h - YT do Polo Cultura
O Slam da Norte é uma batalha de poesia falada que existe há quatro anos, sendo realizada mensalmente na Praça da Matriz – Freguesia do Ó. com o intuito de trazer para a zona norte esse movimento slammer que já existia em outras regiões, o Slam da Norte foi e continua sendo o único slam a fomentar a cena da literatura marginal nas periferias da zona norte de São Paulo. Compõem a organização do coletivo: Ingrid Martins, Viic Oliveira e Yarin.
Slammers: Caru, Dariel costa, Abla poeta, Igor Chico , Marcela trava, Gabi Nyarai,
Bianca chioma.
__________________________________________________
Slam das Minas
Apresentação dia 12/04 às 20h -
A Slam das Minas SP é a primeira batalha poética de São Paulo com recorte de gênero, nascida em 2016 a coletiva atua com literatura em diversas linguagens, explorando as construções possíveis através das palavras.
Luz Ribeiro, PamAraujo, Mel Duarte e Carol Peixoto as batalhas acontecem mensalmente de forma itinerante.
__________________________________________________
Slam da Guilhermina
Apresentação dia 15/04 às 20h - YT do Polo Cultural
Formado em fevereiro de 2012, o coletivo Slam da Guilhermina realiza edições de slam de poesia regularmente, toda última sexta-feira do mês na praça anexa da estação Guilhermina-Esperança do Metrô e também circula por outros espaços, bairros, cidades e até países. O evento tornou-se uma referência para cidade, pois é o segundo Poetry Slam do Brasil e o primeiro do mundo a ser realizado na rua, é um dos eventos com maior número de público. O Slam da Guilhermina fundou em 2015 o Slam Interescolar de São Paulo evento que reúne centenas de escolas de escolas da capital, interior e baixada santista, incentivando o protagonismo entre jovens do Fundamental II e Ensino. Médio. Durante a pandemia continuou suas atividades (slam, ciclo formativo, interescolar, sorteios entre outros) de modo virtual todos os meses.