Qual a origem do Dia Nacional do Livro? pitch literario
Notícias

Qual a origem do Dia Nacional do Livro?

No dia de hoje (29) se comemora o Dia Nacional do Livro. Mas você dizer qual a origem do Dia Nacional do Livro?

Em 1810, D,João trouxe ao Brasil milhares de obras e peças da Real Biblioteca Portuguesa, fato que daria início ao que atualmente, conhecemos como a Biblioteca Nacional do Livro, fundada oficialmente no dia de hoje.

Porém, antes da fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1808, já se produzia livros em solo brasileiro, já que nesse ano, D.João VI fundou a Imprensa Régia. O escritor Tomás Antônio Gonzaga foi o primeiro autor ter sua obra “Marília de Dirceu” produzida pela Imprensa.

O ÚLTIMO REI DO BRASIL

D.João VI foi rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1816 a 1822 ano que seu filho D.Pedro I proclamou a independência da até então colônia portuguesa, esse dia também conhecido pelo “Dia do Fico”. D.João VI foi o último representante do absolutismo no Brasil já que em 1825 o Tratado do Rio de Janeiro reconhecia a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Qual a origem do Dia Nacional do Livro? pitch literario
D.João VI

Todo seu reinado, foi marcado por momentos conturbados. A Europa e Portugal passava por crises seja econômicas e políticas mas também por conta dos membros reais da Coroa Portuguesa.

D.João VI foi casado com Carlota Joaquina de Bourbon que várias vezes conspirou contra ele em prol a interesses pessoais e políticos. Porém, em meio a todo esse tumulto, o até então rei, trouxe avanços em todos os setores da colônia, desde o administrativo até o cultural.

Fundou, a Imprensa Régia, o Jardim Botânico, o Arsenal de Marinha, a Fábrica de Pólvora, o Corpo de Bombeiros, a Marinha Mercante, a Casa dos Expostos. Aulas em todo território de teologia, dogmática e moral; cálculo integral, mecânica, hidrodinâmica, química, aritmética, geometria; francês e inglês; botânica e agricultura e outras Fundou também sociedades e academias para estudos científicos, literários e artísticos, como a Junta Vacínica, a Real Sociedade Bahiense dos Homens de Letras, o Instituto Acadêmico das Ciências e das Belas-Artes, a Academia Fluminense das Ciências e Artes, a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro,[ a Academia dos Guardas-Marinhas, a Real Academia Militar, a Real Biblioteca, o Museu Real.

LEIA TAMBÉM: LOJAS AMERICANAS E O DIA NACIONAL DO LIVRO

BIBLIOTECA NACIONAL

Qual a origem do Dia Nacional do Livro? pitch literario
Biblioteca Nacional

Hoje, a Biblioteca Nacional possui diversos endereços no Rio de Janeiro- RJ porém a sede principal está localizada na Av. Rio Branco 219. Considerada a mais antiga instituição cultural do país e com um acervo de nove milhões de itens.

Foi também considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas do mundo. É ela a responsável pela proteção e preservação da língua e da cultura nacionais e do registro e a guarda da produção intelectual nacional.

Um dos seus serviços principais é a emissão do ISBN (International Standard Book Number) no Brasil para toda obra produzida por aqui. Além disso, conta com serviços de restauração, fotografia e outros. Saiba mais sobre a Biblioteca Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *